1900 a 1920: Tecnologia norte-americana e européia

A passagem da corrente elétrica de um filamento aquecido para uma placa metálica, chamado Efeito Thomas Edison, foi estudado pelo engenheiro inglês John Fleming, aluno de Maxwell e consultor de Marconi. Em 1904 ele construiu a primeira válvula termoiônica, um diodo, com os elétrons fluindo numa só direção. A denominação “válvula” originou-se pelo controle da corrente elétrica, semelhante a um registro hidráulico.

Lee De Forest em 1915

Lee De Forest, pesquisador norte-americano, incluiu uma grade na válvula de Fleming, criando, em 1907, a válvula triodo, amplificando muitas vezes os sinais recebidos. A válvula de Forest, batizada de Audion, consiste a base das válvulas utilizadas nos rádios.

Em meados de 1906, um amigo de Forest fizera um dispositivo para produzir uma luz mais brilhante num lampião com querosene, batizado de Radiolite.

Forest procurava um nome para o seu equipamento, desgostoso de wireless (sem-fio), pois era um termo negativo e não traduzia bem em outros idiomas. Impressionado com a Radiolite, ele aprovou rádio, de “radiante” (em todas as direções) e também como um agricultor e suas sementes. Deste último, originou-se broadcasting, “semeado à mão”.

Em 18 de julho de 1907, a bordo do iate Thelma, Forest transmitiu músicas e voz, considerado por muitos, o primeiro programa de broadcasting. Ele transmitiu, em 1910, uma apresentação de Enrico Caruso, no Metropolitan Opera, para popularizar o novo meio. Na época, a transmissão reduzia-se a ser ouvida por uns poucos receptores

Na véspera de Natal de 1906, no Estado de Massachusets, Estados Unidos, Reginald Fessenden produz um “programa” de rádio transmissão, com locução e música.

O maior criador de circuitos de rádio, o norte-americano Edwin Armstrong, foi o responsável pelo Circuito Regenerativo, em 1912, e pelo desenvolvimento do Circuito Super-Heteródino (1918), como até hoje é usado no rádio.

Receptor regenerativo de Armstrong, 1912

Armstrong também criou o Sistema de FM-Freqüência Modulada (1933), levado ao ar definitivamente no ano de 1939, em Alpine, New Jersey.

Às 18 horas do dia 2 de novembro de 1920, alguns homens, sob a direção de Frank Conrad, mudaram o curso da história. Num estúdio, a KDKA, primeira estação de rádio licenciada, inicia a radiodifusão comercial, em Pittsburgh, USA. A emissora, de propriedade de Westinghouse, transmitiu o relato da eleição Harding versus Cox na corrida presidencial.

Assim como na invenção do rádio, a polêmica persiste: os argentinos reclamam a primeira transmissão de programas. A 27 de agosto de 1920, no Teatro Coliseo, em Buenos Aires, a Sociedad Radio Argentina transmitiu a ópera de Richard Wagner, Parsifal.




Radio AntiqueRadio OldRadio Collection Daltro DArisbo
Todos os direitos reservados Museu do Rádio®